CarlAn - Garatujar. Com tecnologia do Blogger.
5.11.11

postheadericon Santuário de Fátima quer despejar idosa do anexo onde vive

Santuário de Fátima quer despejar idosa

Santuário de Fátima: Água e electricidade já foram cortadas ao anexo da idosa

Laurinda Oliveira de 80 anos, recebeu uma ordem de despejo movida pelo Santuário de Fátima, para deixar o anexo onde vive.


A história conforme publicada hoje no CM:

A idosa Laurinda Oliveira agora com 80 anos, ajudou a irmã – Maria Oliveira – a fundar a Casa das Gaiatas, em Fátima, e ali se manteve a trabalhar durante décadas. Em 1994, o imóvel onde funcionava a instituição de apoio a meninas órfãs e abandonadas foi doado pelas duas irmãs ao santuário de Fátima.

Com a condição de que o anexo onde Laurinda habita ficasse para sempre na posse de Maria Oliveira. Só que, após a morte da fundadora (a Maria), o santuário avançou com uma acção de despejo.
"Ainda tinha os olhos inchados e molhados pela morte da minha irmã e já o reitor estava a mandar um advogado identificar-me", lamenta Laurinda.

Como recusou sair, o santuário mandou cortar-lhe a electricidade e a água. Doente, acamada e com "40 euros de reforma", Laurinda vive "da caridade dos vizinhos".
Um vizinho dá-lhe electricidade, outros oferecem-lhe comida e uma amiga vai buscar água à fonte, para ela se lavar.
"Se sair daqui, só se for para o passeio", queixa-se a idosa. O Santuário de Fátima não comenta o assunto.

Segundo entendi, a própria doadora está a ser alvo de uma acção de despejo da entidade beneficiária, que por acaso é o Santuário de Fátima.

Pergunto, fará tanta falta ao Santuário de Fátima aquele pequeno anexo?

É porventura esta a lição de amor com que Cristo os instruiu, e que tanto "pregam"?
Será porventura tão desastroso para a igreja continuar a fornecer água e electricidade à idosa?

A mim quer-me parecer que se Cristo "descesse à terra" teria que fazer uma nova limpeza aos "vendilhões do Templo", tal como fez e é relatado no Novo Testamento, aos vendilhões que polulavam no Templo de Jerusalém no seu tempo, e a quem o próprio Cristo chamou de "covil de salteadores" (Mateus 21:12-13 e Marcos 11:15-18).

Parece que hoje tal como à dois mil anos, também pululam e abundam muitos "vendilhões no Templo" .
  • Pelo exposto, esta noticia ganha o "Prémio da Imbecilidade do Dia" 
Ver imagem do jornal «aqui»




6 comentários:

Anónimo disse...

Sou residente em Fatima e conheço a D.Laurinda,ela não tem usufruto desta casa que pertence a uma IPSS,que é o centro de Ação Social do Santuário de Fátima,tem um apartamento a 200 metros e uma casa a 500metros,possui muito dinheiro resultante da venda da Residencial Padre Pio.Não compreendo porque quer viver na moséria quando tem tanto dinheiro.G.

Anónimo disse...

Se é verdade o que esse senhor anónimo diz, eu pergunto: de que lado está a razão? Se ela tem uma casa e um apartamento por que é que quer viver naquela casa que, pelos vistos, não é dela?

Anónimo disse...

Em Portugal já estamos habituados que seja feita justiça na praça pública; não será este mais um caso desse tipo? Gostaria de saber em que jornal saiu esta notícia. Na imagem dá para ver que de que jornal se trata!!!

Unknown disse...

Hello
O jornal citado no post é o Correio da Manha de 5 de Nov. »» http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/santuario-quer-despejar-idosa

Na verdade o artigo do jornal não fala se a idosa possui mais casas ou se apenas tem como habitação aquele anexo. Mas isso no meu ver é completamente irrelevante (poderá não o ser para a justiça), mas o que me perturbou foi a falta de sensibilidade, chegando mesmo ao corte da luz e da agua. Ora como diz o Bom Senso, a agua não se nega a ninguém.

Cristo não o faria!. E com segunda casa ou sem ela, a actuação do Santuário de Fátima parece-me muito pouco recomendável, sobretudo para uma instituição religiosa que prega "amor".

Anónimo disse...

Concordo com o que o sr. CarlAn diz a respeito da atitude do santuário mas,infelizmente, neste país a justiça não funciona. Segundo uma reportagem da TVI, essa senhora e sua irmã, que eram proprietárias da Casa das Gaitas de Fátima foram acusadas de maus tratos pelas raparigas "gaiatas" daquela casa. O tribunal de Ourém recolheu provas inequívocas que isso era verdade. No entanto, sabemos que a nossa justiça é lenta e o processo prescreveu! Trata-se de uma "guerra" que já é de agora e tudo a leva a crer que a relação delas com o santuário não era(não tem sido) a melhor. Não quero dizer com isto que a senhora não tenha alguma razão mas,para a comunicação social, o que importa é protagonismo para vender jornais, audiências! Acusar é fácil. Lembro no entanto que os imóveis em causa foram doados ao santuário; mais pormenores não sei!

Anónimo disse...

Lembram-se de uma casa que foi entregue ao Santuário de Fátima porque as propritárias tratavam mal as utentes - meninas e jovens - dessa casa? Ah, pois é! O caso foi julgado em tribunal e confirmaram-se os maus tratos. Janeiro de 2004... A memória das pessoas é tão curta!

FacebooK

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Posts mais vistos

800ISO no Facebook

Troca de Livros no Facebook

garatujar

verbo no Infinitivo pessoal

do It. grattugiare, esfarelar com ralo

v. tr. e int.,
cobrir com garatujas;
fazer garatujas;
rabiscar.
Gerúndio - garatujando

"Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que fez tua rosa tão importante." -- Antoine de St. Exupery (in "O princepezinho")

para pensar...

"...sob certas condições, os capitalistas privados inevitavelmente controlam, directa ou indirectamente, as principais fontes de informação (imprensa, rádio, educação). É então extremamente difícil, e na maior parte dos casos na verdade quase impossível, para o cidadão individual chegar a conclusões objectivas".

Albert Einstein, 1949

________________________________
«Uma revolução pode mudar as instituições, mas em nada alterou o carácter dos homens. Eles continuarão a ser o que eram: perversos e imbecis.»

Carlos da Maia, um dos oficiais da Armada no 5 de Outubro, em carta ao político republicano João Chagas, Junho de 1911
" Estamos perdidos há muito tempo... O país perdeu a inteligência e a consciência moral. Os costumes estão dissolvidos, as consciências em debandada. Os caracteres corrompidos (...) Ninguém crê na honestidade dos homens políticos."
EÇA DE QUEIROZ

Não quero garatujar mais a cidade. A cidade já é diferente com tanto verde-azeitona e tanta varanda caída. Tantas vedações e instruções, tantas palavras de ordem que os cartazes políticos nos recomendam. Nada disso. Nem mais uma ordem, nem mais um só homem a mandar na minha vida.

Todos se van (Diários de Havana), Wendy Guerra 2006



Amorim acusado de evasão fiscal

O Plano Nacional de Barragens

Isaltino pode não cumprir pena

BBC esplica a crise na Europa

"Gosto muito de te ver Coelhinho"

tags

Sócrates Vídeo Face oculta PS PT Wikileaks Cavaco Silva google TVI Facebook Madeira Portugal Rui Pedro Soares divida da republica video YouTube humor Moody's Temporal Saúde banca BPN EDP Funchal Luís Figo Twitter ASAE BCP Bolsa Corrupção Mário Soares Paulo Penedos vídeo humor Bush Comissão de Ética Justiça Marinho Pinto News PSD SNS Solidariedade Social short-selling Ana Sofia Cuba DESIGUALDADES Durão Barroso FMI Fernando Nobre Fidel Castro Free Download Galp Google Buzz Gripe A Internet Iraque Julian Assange Manuel Alegre Mário Crespo Publico Ricardo Rodrigues Tiago Caiado Guerreiro Vaticano Vieira da Silva escutas iPad iPhone rating português AMI Ana Gomes BdP CERN CMVM Chávez DECO Demagogias Felícia Cabrita Google Earth H1N1 Hospital Amadora-Sintra Islandia vulcão Jorge Coelho Jornal de sexta João Cravinho Maddie Microsoft Mirrors OMS Oeiras PEC Pablo Picasso Paulo Rangel Saúde EUA Tablet Vítor Constâncio Zeinal Bava firefox openleaks remuneração de administradores transportes públicos (H1N1) BES Barack Obama Berlusconi Blindness Catarina Furtado Che Chomsky Dawkins Dire Straits Elton Elvis Entre-os-Rios Eric Clapton Esmeralda Euro 2012 FPF Farmville Festival de Veneza Francisco George Gonçalo Amaral Google Sky Greenpeace Gripe Guevara Hugo Chávez Jorge Batista José Penedos José Saramago João Soares Juan Carlos Laura Torrisi Lei do Financiamento Partidário Luís Montenegro MP3 Madeleine McCann Manuela M. Guedes Mapa mundo Maria José Morgado Mario Lino McCann Mercosul Michael Jackson Naide Gomes Nobel da Paz PSP PT/TVI Paul Pfizer Pirelli Portugal Telecom (PT) Potts Presley Radio Nowhere Ramos Horta Richard Rihanna SEDES SOL Segurança Social Setúbal Sporting Star Tracking Sting TIME Teixeira dos Santos The Police UNICEF Viagens Virgil Wikiscanner Yahoo dinossauros discriminações iPod jornal sexta obstetra pobreza infantil raio-x sandes slideshow template ucrania
Counter

Últimos 30 dias

Blog Archive

Arquivo do garatujar

Quintas com Livros

Outros Garatujadores

Público

Powered By Blogger