CarlAn - Garatujar. Com tecnologia do Blogger.
10.9.09

postheadericon A verdade da mentira ou a verdade da censura?

Tribunal proibe livro, Gonçalo Amaral diz que nada o calará O Tribunal Cível de Lisboa mandou retirar do mercado o livro "A Verdade da Mentira", sobre o caso Madeleine McCann. O livro foi escrito por Gonçalo Amaral, o antigo inspector da Judiciária que investigou o desaparecimento da menina inglesa. Amaral está proibido de defender publicamente a tese de que os pais da criança estiveram por detrás da sua morte acidental e posterior ocultação do cadáver. O ex-inspector já anunciou que não irá calar-se. Fonte:RTP.pt

Depois do episódio da TVI agora a proibição do livro de Gonçalo Amaral, não sei se o lvro é bom ou se é mau, não o li, não sei se fala verdade ou mentira, possivelmente pouca gente saberá...

mas sei de uma coisa, parece que em termos democráticos estamos a retroceder, esta coisa de proibir um livro que defende uma tese é algo no mínimo estranho, á 40 ou 50 anos proibiam-se muitos livros, agora acho estranho.

Em termos democráticos estaremos porventura a retroceder, a andar para trás. Depois de professores destituídos, de programas TV saneados, de livros proibidos, que virá de seguida...?

Será que o lápis azul vai regressar? Estará a nossa democracia em risco? A liberdade de expressão não será um valor maior e a manter?

A proibição deste livro será um acto censório?

Está na altura dos portugueses começarem a preocupar-se!

Powered by Qumana

6.9.09

postheadericon Jornal de Sexta

"Jornal de Sexta"

Hoje vou contar a história do "rapaz das ovelhas e do lobo"

Havia um rapaz guardador de ovelhas que gostava de pregar partidas aos seus conterrâneos, e de vez em quando (para se divertir, pois guardar gado é uma grande maçada) lembrava-se de gritar aos sete ventos e com quanta força tinha nos pulmões;

ai vem lobo, acudam, ai vem lobo, acudam…

os conterrâneos, que eram pessoas decentes, crentes e ajudadoras, acorriam ao seu auxilio…

isto aconteceu diversas vezes, o rapazola sempre mentia, até que, um dado dia fatídico, o lobo apareceu mesmo, e o rapazola mentiroso gritou aos sete ventos;

ai vem lobo, ai vem lobo, acudam… blá blá blá…blá blá blá…

Bom, encurtemos a cena, até pq toda a gente aprendeu isto na antiga 2ª classe, mentir dá sempre mau resultado.

Há um belo dia que se fala verdade, e azar, ninguém acredita.

Não sei se o PS disparou a arma, mas que foi um tiro no pé, foi.

Não estou a fazer, nem vou fazer a “defesa” do Jornal Nacional nem da Manuela Moura Guedes, nem a Manuela precisa, nem sou um grande adepto do seu estilo, reconheço, mas o que importa reter e salientar é que prefiro um país com mau jornalismo, um país com maus jornalistas, do que um país onde o poder político manipula os média, e onde directa ou indirectamente tenta controla-los, ou onde os jornalistas não são livres.

Numa democracia adulta os média são controlados pelos próprios espectadores, as pessoas tem uma coisa que se chama telecomando, quando não gostam de uma coisa mudam para outra.

Se há mau jornalismo deixa-se ao público a tarefa de por via da audiência fazer a respectiva triagem, são muitos os casos de programas que saíram do “ar” porque o publico não aderiu.

Dirão os formadores de opinião, os críticos de TV e os pseudo-intelectuais,

…“não, não, temos que dar directrizes, o publico é inculto e não sabe escolher”…

Nada mais errado…

O público compra aquilo que quer, vê aquilo que quer, lê aquilo que quer, ouve aquilo que quer, mesmo muitas vezes sabendo e reconhecendo que o que compra, o que ouve, o que vê, o que lê é pimba, é péssimo, é mau, é horrível, é de mau gosto, é mal feito, o público sabe isso, o público o consumidor não é parvo, apenas apetece ouvir, ver, comer ou ler aquilo.

Onde está o mal?

De outra forma não se venderiam tantas edições e tantos milhares de livros de sub-literatura entretanto classificados de best-sellers, não se ouviria e encheria tantos pavilhões a ouvir o Tony Carreira, ou não se perderia tanto tempo a ver os concursos apresentados pelo (já fui feliz aqui, ali e acolá) brejeiro José Carlos Malato, ou não se consumiria milhares de pizzas diariamente, pois toda a gente sabe que promovem o mau colesterol, engordam e são caras, etc,.

Chama-se a isto diversidade e opção de escolha, senão toda a gente leria apenas o Nome da Rosa, ouviria jazz, enxergaria a BBC e comeria pescada cosida com ovo e feijão verde, bem regado pelo belíssimo azeite português, embora saudável, era capaz de ser um pouco chato e aborrecido…

A Prisa ficou mal em todo este processo deveria explicar-se.

4.8.09

postheadericon Isaltino Morais condenado

Isaltino Morais era ontem um homem abatido à saída do Tribunal de Sintra depois de conhecer o acórdão que o condenou a sete anos de prisão efectiva e a uma pena acessória de perda de mandato.

[Correio da Manha]

O Tribunal Colectivo condenou Isaltino Morais por quatro de sete crimes que estavam imputados ao autarca: um de corrupção passiva por acto ilícito; um de abuso de poder; um de fraude fiscal; e um crime de branqueamento de capitais.

O advogado do autarca, Rui Ferreira, que considerou a condenação "muito exagerada", anunciou, logo após a leitura do acórdão, que vai recorrer. Isto significa que a pena aplicada tem efeito suspensivo, o que dá a Isaltino Morais a possibilidade de continuar à frente da Câmara de Oeiras e de manter a recandidatura a esta autarquia. O colectivo de juízas condenou ainda o autarca ao pagamento de uma indemnização de 463 mil euros à Administração Fiscal.

** Vamos ver no que dá, eu apostaria que dará no costume... em nada!

Tags: ,

Powered by Qumana

14.7.09

postheadericon Microsoft lança Office gratuito

MicrosoftMicrosoft lança Office gratuito para combater Google

O gigante da informática aproveitou um evento mundial para responder ao Google.

A Microsoft anunciou ontem que vai lançar uma nova versão do Office com acesso gratuito através da Internet, mais uma arma para tentar contrariar o crescimento exponencial da Google

Entre as aplicações que a Microsoft vai fornecer gratuitamente, estão um processador de texto, uma folha de cálculo, um programa de apresentações e um programa de notas.

O Office 2010 e o Windows 7, sistema operativo que vem substituir o Vista, são as grandes apostas da Microsoft para manter a sua hegemonia mundial, numa concorrência directa com a Google, que está a trabalhar num sistema operativo para competir com a Microsoft.

Tags: ,

Powered by Qumana

10.7.09

postheadericon CTT

Mais um berbicacho neste país de brandos costumes…

Brandos costumes, excepto na corrupção, … acho eu.

Quer dizer, temos um prédio em Coimbra que foi vendido por menos de 15 milhões, a um intermediário, e umas horitas depois (sim, sim, é isso, exactamente no mesmo dia) foi revendido por 20 milhões, cerca de 5 milhões de lucro (coisita pouca) numas horas…

Não tenho nada contra os lucros de quem quer de quem seja, parece-me é que aqui há muita coisa a explicar…

… esperemos para ver, mas pelas “personagens” presumivelmente envolvidas é coisa que duvido…

Mais a historia dos prémios churudos...

Tags:

Powered by Qumana

26.6.09

postheadericon Morreu Michael Jackson

Aos 50 anos, o Rei da Pop morreu

vítima de uma paragem cardíaca da qual não recuperou. A notícia já foi confirmada pelo médico-legista da cidade de Los Angeles, Fred Corral. A morte de Michael Jackson foi declarada esta noite, após o cantor ter chegado ao hospital, em paragem cardíaca total. Corral esclarecer que a causa da morte não é conhecida e que a autópsia não deverá ser realizada hoje.

Michael Jackson deu entrada de urgência num hospital em Los Angeles. Foi transportado por paramédicos que o encontraram em casa sem sinais de respiração. Em 20 de Maio, o cantor tinha cancelado uma série de concertos em Londres, por alegadamente precisar de mais tempo para ensaiar. Tinha agora 50 concertos esgotados, o primeiro dos quais agendado para 8 de Julho. Estavam a ser leiloados bilhetes por 10.800 euros

Tags:

Powered by Qumana

19.6.09

postheadericon Home

In 200,000 years on Earth, humanity has upset the balance of the planet, established by nearly four billion years of evolution. The price to pay is high, but it's too late to be a pessimist: humanity has barely ten years to reverse the trend, become aware of the full extent of its spoliation of the Earth's riches and change its patterns of consumption. More than a movie, HOME will be a major event all over the globe : for the first time ever, a film will be released on the same day in over 50 countries and on every format : movie theatres, TV, DVD and Internet. HOME (Trailer) ver filme em versão completa (youtube-Canal de homeproject) site oficial & GoodPlanet.org Inscreva-se em 6milliardsdautres.org e partecipe! Tags:

Powered by Qumana

17.6.09

postheadericon anedótico...

"ninguém vai vencer Valentim Loureiro"

Se não soubesse quem era diria que bem poderia ser (ou parecer) um qualquer ministro irritado nos anos 60
na época do estado novo…

São figurantes destes que colocam a política no charco em que se encontra.

No minino é anedótico...

Há 16 anos em Gondomar, não estará na altura da reforma?

Tags:

Powered by Qumana

postheadericon Frases soltas

Frases soltas
E mudanças de discurso…

Mudam-se os tempos, mudam-se os discursos
Entrevista de Sócrates á SIC

“Parte-se o coração com os clientes do BPP” [ao invês do que muitos pensavam, o PM tem coração]

“Fere-me a sensibilidade, (acerca da trica dos Ucranianos…” [qual sensibilidade?]

“Eu sou da esquerda que se preocupa…” [é? tem mesmo a certesa?]

“Estou muito satisfeito comigo…” [isso é bom, é ter um bom ego]

Tags:
Powered by Qumana

13.6.09

postheadericon Supervisão, que futuro?

Muito se tem falado e escrito acerca da supervisão em Portugal. A supervisão falhou e falhou retumbantemente, em toda a linha (dizem, eu também acho), e quando se fala em supervisão, fala-se com certeza no BdP e na CMVM, evidentemente. É por demais evidente que algo no sistema falhou. Não é necessário ser-se economista, técnico ou fazer muitas contas para constatar tal facto. Está a vista de toda a gente, entra-nos pelos olhos dentro e nalguns pelas “carteiras”, tivemos o BCP, BPN e agora o BPP.

A verdade é que andava todo o mundo satisfeito, a banca ia anunciando grandes lucros, os fundos iam fazendo os seus “grandes negócios”, muitas vezes vendendo gato por lebre, transformando qualquer lixo em títulos transaccionáveis e onde o risco anunciado era praticamente inexistente face as arquitecturas financeiras e matemáticas completamente indecifráveis e ilegíveis, mas aceites como boas, os pequenos investidores iam ganhando o seu, e os investidores institucionais iam gerindo as suas carteiras e manipulando o mercado ao seu belo gosto e necessidades, era o paraíso… a cantilena da auto-regulação do mercado era a cantilena habitual e, a cantilena oficial, o liberalismo seguia no seu melhor, era idolatrado, era o sistema perfeito, ninguém falava ou exigia mais controle ou mais regulação (foi-se aliás, retirando poderes ao regulador), todas as entidades envolvidas estavam felizes e todo o mundo da alta finança (governantes inclusive) congratulavam-se da desregulamentação dos mercados financeiros, o neo-liberalismo era uma virtude sem defeitos, o céu era o limite… E a bolha rebentou… Dito isto em jeito de preambulo vamos ao cerne da questão, BdP e Vítor Constâncio, e que passa evidentemente pela acção da Comissão Parlamentar que esta a inquirir sobre o caso. Prestes a chegar ao seu final, e após inquirir muita gente com altas (e baixas) responsabilidades no caso BPN e outros intervenientes, poder-se-á seguramente afirmar que esta Comissão Parlamentar para além de ter feito um trabalho notável, contribuiu em muito para credibilizar com o seu trabalho o tão depauperado e exaurido parlamento português. Assistimos na passada segunda-feira á sessão da Comissão Parlamentar com Vítor Constâncio, sessão penosamente longa mas onde não é difícil chegar a uma conclusão óbvia, que é, destruir a imagem do BdP e destronar o Governador do Banco de Portugal. Não é que eu ache que existam perguntas que não devam ou não mereçam serem feitas, nada disso, todas as perguntas devem ser feitas, todos os assuntos sem excepção devem ser questionados e interrogados, a sensação que tenho é que os senhores deputados estão com o foco errado, estão a falhar no âmago da questão, não estão a ir há essência da questão. Os senhores deputados não se podem esquecer que são simultaneamente parte da cura e parte do problema, quer dizer, podem e devem ter um papel de capital importância para rectificar, sugerir e melhorar a supervisão, através de recomendações, acções e iniciativas legislativas, mas simultaneamente não se poderão esquecer que foram os parlamentares que através das suas actividades legislativas, -pois tomam as iniciativas legislativas- (boas ou más, -e existe muita boa gente a afirmar que muitas delas são piores que más, incluindo o Presidente da Republica) criaram o hiato, a falha, a lacuna existente na legislação que rege a supervisão. Claro que a supervisão não falhou apenas por terras lusas, falhou praticamente em todo o lado, nos países mais ricos e nos menos ricos, falhou em toda a Europa e nos EUA, falhou em Portugal e no Japão, a desregulamentação e a auto-regulação parecia um bem em si mesmo, o capitalismo no seu melhor, e deu no que deu. Dever-se-ia tirar conclusões do que falhou, do que estava errado, do que é necessário aperfeiçoar, criar, melhorar a nível nacional, melhorar a comunicação internacional, melhorar a legislação que rege a supervisão, como interagir os supervisores nacionais e que portas são necessário abrir para um diálogo constante e proveitoso a nível internacional. Dever-se-ia pensar num organismo internacional a criar ou já criado que chamasse a si a supervisão num âmbito internacional e como interlocutor privilegiado das diversas supervisões e bancos centrais, isto a pensar nas fugas e branqueamentos de capital e nas off-shore sem controlo. Era ai que deveria estar o foco, a essência da questão, a busca pela resolução, pelo aperfeiçoamento. Mas não, o que se apreende é a tentativa de descredibilizar uma instituição que é crível na Europa, o que se apercebe é a tentativa de crucificar, afligir e atingir (por razões politicas) um conceituado economista que nada fica a dever aos seus pares Europeus e internacionais. Esta Comissão deveria olhar fundo, olhar a floresta, não olhar apenas a arvore… Não ficar apenas pela rama para disso tirar proveitos políticos, mas ao invés aproveitar esta oportunidade, aproveitar a “arma poderosa” que têm nas mãos para dai poderem tirar conclusões úteis e proveitosas para o futuro. Muita coisa percebemos de errado no mundo da supervisão, o Governador do Banco de Portugal não se coibiu de as anunciar publicamente; não existe curso ou formação específica, vão aprendendo como se de uma retrosaria se tratasse; falta de “intimidade” com a PGR, nem a Operação Furacão levou a que houvesse colaboração; Falta de mecanismo de confirmação se uma dada resposta de um banco é falsa ou verdadeira; Falta ou pouco dialogo com a CMVM; …etc., etc., etc.… Não deixem imperar o atavismo e o anacronismo habitual nessa casa, colocando os interesses políticos á frente dos reais interesses do país.Vamos esperar que a montanha não vá parir um rato, e que as “desinteligências políticas” não prejudiquem uma conclusão sem tricas e mesquinhice politiqueira, o que depois do trabalho desenvolvido por esta Comissão seria um autêntico insulto aos portugueses. Tags: ,

Powered by Qumana

postheadericon Qual justiça?


A cerca de 15 dias na tabu do Sol (29 Maio), dizia-nos o Juiz desembargador Ricardo Cardoso que a “situação da justiça é a pior de sempre” , fala quem sabe da coisa.
Diz ainda o Juiz, a justiça tornou-se um estorvo “salvo para os honestos e ofendidos. O nosso imposto mais alto é a corrupção”.

Penso já ter ouvido isto antes, não me lembro bem na boca de quem, talvez do actual bastonário Marinho e Pinto, bom, adiante.

Ontem o Sr. Procurador-Geral da nossa República veio anunciar (e confirmar) publicamente que “a justiça não funciona bem”, garantindo que “pelo menos tem uma grande qualidade: é uma justiça independente do poder político”.

É? É mesmo? Será?

Mas de que justiça estaria o Procurador-Geral a falar?

Que a justiça em Portugal não “funciona” já nós sabemos à muito, não precisamos de confirmação desse facto por Procuradores, Juízes e Bastonários (embora seja positivo que o façam).

 O que não entendi bem é de que Justiça estaria o Sr. Procurador-Geral a falar, é que penso que existe uma justiça que funciona “demasiado bem”, sempre no mesmo sentido, é certo, mas funciona! E essa é a justiça dos ricos e poderosos, funciona sempre, embora seja unidireccional quer dizer, funciona sempre no mesmo sentido, tem sempre sentido único… Mas funciona.

O curioso desta entrevista dada pelo Procurador-Geral ao Expresso e a SIC, é que (na politica, e pelos vistos não só) habitualmente estas entrevistas -e suponho que esta é um exemplo disso mesmo- servem para justificar o injustificável.

Uma justiça que não funciona bem nunca poderá ser chamada de “justiça”, poderá ser uma outra coisa qualquer, mas justiça não será!

Tags:

Powered by Qumana

11.6.09

postheadericon 10 Junho


Fonte:publico.clix.pt

Powered by Qumana

10.6.09

postheadericon Bing Vs Google

De acordo com dados da StatCounter, empresa norte-americana especializada em monitorizar o tráfego Web, o Bing conseguiu conquistar 5.62 por cento dos cibernautas contra os 5.13 por cento que utilizam o Yahoo.

Google domina 88 por cento das pesquisas on-line, para já ou digamos que nos tempos mais próximos irá ser muito difícil qualquer outro motor de busca poder aceder ao 1º posto do ranking mundial das buscas, no entanto não desgosto do Bing, é alias muito parecido ao motor de busca da Google, abra as preferências no link Extras para ver…

Dica: Mude de Português para Estados Unidos da América – Inglês, a sua experiencia será muito melhorada, já que a versão Português ainda é uma versão beta
Tags:

Powered by Qumana

postheadericon Casa Branca Voadora


Infografia fastástica publicada dia 3 no jornal Sol

Casa Branca Voadora


Tags:

Powered by Qumana

9.6.09

postheadericon Lei do financiamento

Parlamento
Parlamento tem oportunidade para corrigir «grave erro», diz António José Seguro

O deputado do PS, António José Seguro, considerou que o veto do Presidente da República à lei do financiamento dos partidos e das campanhas eleitorais já «era anunciado».

"António José Seguro foi o único deputado a votar contra a lei do financiamento dos partidos políticos e das campanhas eleitorais, aprovada no Parlamento a 30 de Abril, com o voto favorável de todas as bancadas e a abstenção da deputada independente Matilde Sousa Franco."
[TSF]

Alguém de bom senso no PS, alias o único.

De facto esta lei, vai ao arrepio dos tempos que são de crise e não de se esbanjar quase ilimitadamente (1 milhão e muito por anoe por entidade) dinheiros públicos e privados em campanhas.

Esteve bem o Presidente da Republica.

Tags: ,


Powered by Qumana


postheadericon Donald 75 anos

O Pato Donald, personagem criada por Walt Disney, completa hoje 75 anos. Foi em 1934 que apareceu pela primeira vez, numa curta-metragem intitulada "A Galinha Espertalhona", adaptada de um conto russo.
Setenta e cinco anos depois, as suas aventuras continuam a encantar crianças e graúdos de todo o mundo.


Tags:

Powered by Qumana

8.6.09

postheadericon Europeias

A derrota do PS é mesmo uma derrota-derrota e a vitória do PSD foi mesmo uma vitória vitoriosa com cerca de 31,7 aproximadamente, embora ache sinceramente que o grande vencedor é o bloco de esquerda, 3 euro deputados eleitos.

Evidentemente que estes resultados reflectem uma forte punição ao partido do governo, uma punição do seu cabeça de lista e do 1º ministro que se empenhou largamente e inteiramente nestas eleições e do seu governo. Não esperava uma punição tão grande, é uma punição enorme, é impossível que não o obrigue ao repensar do passo.

Esta foi uma derrota pessoal de Sócrates, ponto final. É indispensável, diria imprescindível que o partido do governo (PS) se questione do que falhou.

Um pouco assustadora a vitória praticamente geral de toda a direita na Europa, tomemos como exemplo a vitoria do delinquente e idiota Berlusconi  (mais de 40%).

Tags:

Powered by Qumana

7.6.09

postheadericon La cosa Berlusconi


Artigo de opinião no “El País” lança repto aos italianos

Saramago chama a Berlusconi “coisa”, “vírus” e “delinquente”


“Uma coisa perigosamente parecida com um ser humano, uma coisa que dá festas, organiza orgias e manda num país chamado Itália.” É assim que começa o artigo de opinião que José Saramago escreveu para o “El País”, referindo-se a Silvio Berlusconi.
O título do artigo de Saramago é “A coisa Berlusconi” porque o escritor não vê que outro nome poderia dar ao chefe do Governo italiano.

“Esta coisa, esta enfermidade, este vírus ameaça ser a morte moral do país de Verdi se um vómito profundo não o conseguir arrancar da consciência dos italianos, antes que o veneno acabe corroendo as veias e acabe destroçando o coração de uma das mais ricas culturas europeias.”

Saramago alega que os valores mais básicos da convivência humana são pisados pelo primeiro-ministro italiano e define-o como um delinquente, palavra que, segundo o escritor, tem em Itália o valor mais negativo de toda a Europa.
[Publico]


TRIBUNA: JOSÉ SARAMAGO
La cosa Berlusconi (ver artigo de saramago no El País.com)


Las fotos vetadas por Berlusconi
EL PAÍS publica en exclusiva las imágenes censuradas en Italia tras una denuncia del primer ministro
[Ver todas as fotos]

Tags: ,

Powered by Qumana

5.6.09

postheadericon Vitória com sabor a derrota


Acaba hoje (sexta-feira) a campanha eleitoral para as Europeias.

E acaba sem qualquer esclarecimento ou informação relativamente á Europa. Um deserto total. Abordou-se muito os assuntos politiqueiros internos.

O vencedor por larga maioria já sabemos de antemão quem será – a abstenção.

Espera-se assim que o PS ganhe por cerca de 5%, mas é uma vitória com sabor a derrota. Muito por culpa do seu cabeça de lista, Vital Moreira foi uma péssima escolha.

Se o PSD perder por 5%, será uma derrota com sabor a vitória.

A grande vitória -a verificar-se as ultimas sondagens- será com certeza do Bloco de Esquerda.

Tags: , ,

Powered by Qumana

postheadericon Bebé morre em fila de hospital

Bebé morre em fila de hospital
Três horas à espera no Centro da Saúde de Monção
"O Miguel Simão tinha apenas 29 dias. Anteontem, pelas 19h00, morreu no colo do pai, quando este esperava na fila do Serviço de Urgências do Hospital de Viana do Castelo. A ira dos pais de Simão, José Miguel Cerqueira e Sónia Maria Domingues, tem como alvo uma médica do Centro de Saúde de Monção, onde o bebé esperou, com os pais, mais de três horas." [correio da manha]

Este é o país real que temos por cá, coisa para andar perto do terceiro mundo…

Temos bons médicos, os hospitais têm médicos competentes e interessados, mas algo não está bem, algo não funciona bem na nossa “saúde”. No geral temos uma “saúde” arcaica, desajustada, desarticulada, com uma grande falta de respeito ao doente, com serviços administrativos completamente anacrónicos, desligados e desadaptados da presente realidade. Pratica-se uma medicina curativa, quando deveríamos já andar na preventiva. E não se esperam, não se prevê grandes “melhoras” na nossa saúde. Existem muitas guerras “surdas” na área da saúde. Saúde privada ou pública, genéricos e de marca, farmácias e supermercados, Associação Nacional de Farmácias que parece que manda mais que o ministério que tutela a nossa saúde, guerra entre médicos e enfermeiros, falta de definição legislativa do acto médico.

Enfim, terceiro mundo… a nossa saúde está muito doente…

Powered by Qumana

4.6.09

postheadericon Vai mas é trabalhar...badalhoco (diz o chato)


Tags:

Powered by Qumana

postheadericon Sorteio mensal...

Um pouco de humor para esquecer as tristezas, ... (BPP, Eurojust, Alexandra, desemprego, Oliveira e Costa, Dias Loureiro, Freeport, BPN, BdP, Augusto Santos Silva, Vital Moreira...)
29.5.09

postheadericon BPN

Semana profícua em notícias.

Se alguma dúvida existisse de que este é um país a deriva, um país completamente adiado, aqui temos.

O administrador do BPN em prisão preventiva (Oliveira e Costa), vai a comissão de inquérito, ao parlamento “desbroncar-se” dos amigos que lhe voltaram as costas, os tais que durante anos terão alegadamente “mamado” do gigantesco biberão chamado SLN e BPN.

Os técnicos e políticos arranjaram agora um nome muito curioso e engraçado para designar buraco, agora buraco tem um sinonimo suave, chama-se imparidade.

Parece que essa dita coisa (imparidade) já vai perto dos 2500 milhões, quer dizer, se usássemos a notação americana, seria cerca de 2 biliões e meio, e não vi ainda ninguém explicar a dimensão do “buraco”, o tamanho real do buraco, aquele que não é mal parado, aquele que a CGD não poderá reclamar e recuperar.

Parece-me ser muito estranho um buraco destas dimensões, ter apenas um único responsável, passados 6 ou 7 meses, muito estranho… Aquilo que é de facto “buraco”, aquilo que não se poderá imputar a alguém, esse valor, esse milhões por onde andarão? Quando se nacionalizou o BPN (nacionalizou-se o prejuízo) porque não se nacionalizou o grupo todo (SLN)? Não será provável que seja por ai que ande “perdido” parte desses milhões do tal buraco?

Transformados em terrenos, carros de luxo, imobiliário, em valores na bolsa, propriedades, ou escondido em off-shores, etc.?

Depois temos uma demissão que demorou 7 longos e arrastados meses a parir… Paridela longa e difícil, difícil presumo também para o PR.

Também aqui este é um país diferente, tudo é mais lento, tudo se arrasta, incluindo uma demissão que era previsível.

28.5.09

postheadericon Alexandra

Este é o vídeo da discórdia e que deixou em choque, desgostou e irritou muita gente, parece que até o ministro da justiça e o próprio magistrado que deu a ordem da entrega da criança a mãe biológica. Segundo anuncia hoje o CM, parece que existem mais vídeos com mais maus-tratos á Alexandra. 

Algo está mal na justiça e nestes casos de entrega de menores aos pais biológicos. O juiz que deu a sentença com certeza que o fez de plena consciência, o que me parece é que algo esta errado nas leis que regem estes assuntos de menores entregues a pais afectivos.

São vários os casos polémicos e problemáticos sobre este assunto, desde a Esmeralda até á Alexandra, sem que aparentemente os técnicos na área digam ou façam algo, e quando falo de técnicos, falo dos legisladores em primeiro lugar, depois médicos, pedopsiquiatras, psicólogos, técnicos na área da família, e já agora porque não os próprios executantes das leis, os juízes. Quer-me parecer, que nalguns casos, ou se quiserem, neste caso especifico, o superior interesse do menor não é ou foi acautelado. Tenho a sensação que a lei portuguesa no que a este assunto diz respeito, trata o menor como se se tratasse de uma qualquer “coisa” em disputa, uma propriedade, um objecto. As crianças nestes casos perecem ser tratadas como coisas, objectos que vão ser entregues ao seu proprietário, ao seu dono e pronto, fica o assunto resolvido.

Alguém porventura perguntou a pequena Alexandra se queria ir para a mãe biológica? Alguém lhe perguntou se queria ir para a Rússia? A menor foi ouvida no processo?

Pelo que sei, este desfecho, este desenlace é diverso da sentença do tribunal de 1º estância, e tudo foi resolvido num recursos em off, quer dizer, sem se voltar a ouvir os pais afectivos, a mãe biológica, os técnicos da segurança social, enfim toda a gente envolvida neste processo, como cidadão não me parece bem, não me parece justo, não me parece uma justiça muito ética -e como os magistrados gostam de afirmar- não me parece que seja uma justiça humanista.

Em casos como este, o superior interesse do menor deveria ser o vector determinante, o seu futuro, o seu bem-estar, as condições de vida e de recepção, deveria ser o bem mais valorizado. Não me parece que neste caso se tenha valorizado essa vertente, o real e superior interesse da criança.

Enfim é o país que temos e por ventura o país que merecemos…
26.5.09

postheadericon Manuela Moura Guedes Vs Marinho Pinto

Manuela Moura Guedes prova do seu próprio “veneno” Era previsível que um novo encontro entre estas duas figuras, iria ser coisa a não perder. E assim aconteceu, isto parece-me ser uma “picardia” antiga, coisa a ver com o CDS PP, e com uma denúncia que pretendia ser anónima, mas que afinal não o era. O que realmente não se esperava era ver uma peça jornalística, da maneira como esta foi realizada, a pseudó-peça-jornalística que introduziu a entrevista entre a Manuela Moura Guedes e o bastonário (e que durou cerca de nove minutos), foi de facto uma vergonha de jornalismo (foi o jornalismo no seu pior), um mau exemplo de como tratar um assunto, ou, um bom exemplo de como “incendiar” uma entrevista… Em televisão nada é deixado ao acaso, retirando pequenas falhas técnicas e lapsos de língua em directos, em TV tudo é estudado ao milímetro, tudo tem um guião, tudo tem um timing, tudo tem um objectivo claro (ou não!), tudo é estudado, pensado e repensado, discutido e programado, assim sendo, em TV tudo tem um objectivo, e é claro qual foi o objectivo daquela vergonha de reportagem que antecedeu a entrevista. Já falei antes de Marinho Pinto aqui no Blog, não o vou voltar a repetir, mas sou obrigado a novamente admitir e reconhecer a sua coragem, frontalidade e audácia, que entrando num mundo de barões instalados, se vê, face ao seu estilo, afrontado e desafiado por uma classe que tem tido um comportamento muito pouco democrático, não respeitando o seu bastonário livre e democraticamente eleito e de forma avassaladoramente maioritária, naquela que foi a maior votação alguma vez vista na Ordem dos Advogados. Senhores advogados assim vão ficar muito mal na foto. Abaixo-assinado e “destituição” do bastonário eleito por eles próprios? Será que os senhores das leis não saberão aceitar e, acatar umas eleições democráticas? Quanto á Manuela Moura Guedes, estou à vontade para escrever este pequeno texto crítico, porque a considero uma boa jornalista, com o seu estilo próprio, contundente, frontal, incisiva, um pouco agressiva por vezes, é verdade, mas é o estilo dela. O grave desta entrevista não foi isso. O grave desta reportagem que antecede a entrevista e a própria entrevista, foi uma tentativa óbvia, clara, nítida, evidente de “engendrar uma ratoeira” que fizesse tropeçar o bastonário. Tudo ali era veneno… Acabando a MMG de ter que provar do seu próprio veneno! Manuela ficaste mal na foto, mas por mim estás perdoada. Quanto ao bastonário, apenas duas palavras, nadar no lodo é muito difícil, anseio sinceramente que tenha “folgo” e pulmão para aguentar a travessia… não se afogue a sua voz é necessária…

2ºparte

3ºparte

4º parte

14.5.09

postheadericon Anúncios em igrejas

Leitura para os mais crentes e para os descrentes
Frases Engraçadas em Igrejas
  • Na quinta-feira, às 5 da tarde, haverá uma reunião do grupo das mamãs. Roga-se a todas as que queiram fazer parte das mamãs que se dirijam ao pároco no cartório paroquial.
  • Na sexta-feira, às 7 da tarde, as crianças do Oratório representarão "Hamlet" de Shakespeare, no salão da igreja. A comunidade está convidada a tomar parte nesta tragédia.
  • O coro das pessoas de sessenta anos dissolver-se-á durante todo o Verão, com o agradecimento de toda a paróquia.
  • O pároco acenderá a sua vela na do altar. O diácono acenderá a sua na do pároco e, voltando-se, acenderá um a um todos os fiéis da primeira fila.
  • O torneio de basquete das paróquias continua com a partida da próxima quarta-feira à tarde: vinde animar-nos, enquanto procuramos derrotar Cristo Rei.
  • O custo da participação na reunião sobre "oração e jejum" inclui as refeições.
  • O grupo de recuperação da confiança em si mesmos reúne-se na quinta-feira, às 7 da tarde. Por favor, usai a porta de trás.
  • Para quantos de entre vós têm filhos e não o sabem, temos um espaço preparado para as crianças.
  • Por favor, metei as vossas ofertas dentro de um sobrescrito, juntamente com os defuntos que quereis fazer recordar.
  • Recordai na oração todos aqueles que estão cansados e desconfiam da nossa paróquia.
  • Quarta-feira à tarde, ceia à base de feijocas no salão paroquial. Seguir-se-á o concerto.
  • Queridas senhoras, não esqueçais a venda de beneficência! É um bom modo de vos libertardes das coisas inúteis que estorvam em casa. Trazei os vossos maridos.
  • Tema da catequese de hoje: "Jesus caminha sobre as águas". A catequese de amanhã: "À procura de Jesus".

postheadericon Más respostas, mas com muito humor...

*Clique nas imagens para ver em maior
2.3.09

postheadericon BES

"O BES gastou, no ano passado, cerca de 14,38 milhões de euros em remunerações pagas ao seu conselho de administração, mais 17% que em 2007"
Mas não se preocupem…
o BES já levantou o Spread, de maneira que quem vai pagar esses 'ordenaditos' serão os clientes… 
Quem sabe, sabe e o BES é que sabe…
27.2.09

postheadericon Manipulação de mercado...

A CMVM está a investigar um número significativo de operações que indiciam crimes de manipulação de mercado
Carlos Tavares em entrevista à Reuters:
"é sempre ilegal usar o 'short-selling' como instrumento de manipulação de mercado para, deliberadamente e em proveito próprio, fazer cair a cotação de um título"
"neste período de agitação dos mercados e de turbulência, nós temos detectado indícios, que têm de ser comprovados, de um número significativo de casos de manipulação de mercado que têm de ser investigados", acrescentou. 
---

Fiquei pasmado, boquiaberto com esta notícia… O Dtº. Carlos Tavares percebeu tarde mas, percebeu… finalmente…

E pensar que havia gente a afirmar que a CMVM andava a dormir na forma, que más línguas… gente completamente maldizente.

Se o Sr. Carlos Tavares nada fez até ao momento - não obstante os gritos, guinchos e grunhidos de muitos espectadores (e investidores&banqueiros) desta praça – é porque terá lá as suas razões, as investigações terão que ser feitas sempre ‘’lenta e dolorosamente’’.

Alem disso já não existe motivos para muita ou grande preocupação, pelo simples motivo de que, as empresas cotadas apetecíveis e apetitosas para serem Shortadas, já não têm margem para grande short-selling (Sonae a 0.44€ e BCP a 0.64€).

Já não existe grande risco de vir por ai o Sr. John Paulson, o tal dos 67 milhões no Lloyds em 25 minutos.

Alem disso, em plena crise de emprego, que iriam fazer os ‘’cérebros’’que neste momento emitem as tão valiosas e importantes Research Reports?

20.2.09

postheadericon crise financeira

Esplicação da crise financeira

FacebooK

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Posts mais vistos

800ISO no Facebook

Troca de Livros no Facebook

garatujar

verbo no Infinitivo pessoal

do It. grattugiare, esfarelar com ralo

v. tr. e int.,
cobrir com garatujas;
fazer garatujas;
rabiscar.
Gerúndio - garatujando

"Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que fez tua rosa tão importante." -- Antoine de St. Exupery (in "O princepezinho")

para pensar...

"...sob certas condições, os capitalistas privados inevitavelmente controlam, directa ou indirectamente, as principais fontes de informação (imprensa, rádio, educação). É então extremamente difícil, e na maior parte dos casos na verdade quase impossível, para o cidadão individual chegar a conclusões objectivas".

Albert Einstein, 1949

________________________________
«Uma revolução pode mudar as instituições, mas em nada alterou o carácter dos homens. Eles continuarão a ser o que eram: perversos e imbecis.»

Carlos da Maia, um dos oficiais da Armada no 5 de Outubro, em carta ao político republicano João Chagas, Junho de 1911
" Estamos perdidos há muito tempo... O país perdeu a inteligência e a consciência moral. Os costumes estão dissolvidos, as consciências em debandada. Os caracteres corrompidos (...) Ninguém crê na honestidade dos homens políticos."
EÇA DE QUEIROZ

Não quero garatujar mais a cidade. A cidade já é diferente com tanto verde-azeitona e tanta varanda caída. Tantas vedações e instruções, tantas palavras de ordem que os cartazes políticos nos recomendam. Nada disso. Nem mais uma ordem, nem mais um só homem a mandar na minha vida.

Todos se van (Diários de Havana), Wendy Guerra 2006



Amorim acusado de evasão fiscal

O Plano Nacional de Barragens

Isaltino pode não cumprir pena

BBC esplica a crise na Europa

"Gosto muito de te ver Coelhinho"

tags

Sócrates Vídeo Face oculta PS PT Wikileaks Cavaco Silva google TVI Facebook Madeira Portugal Rui Pedro Soares divida da republica video YouTube humor Moody's Temporal Saúde banca BPN EDP Funchal Luís Figo Twitter ASAE BCP Bolsa Corrupção Mário Soares Paulo Penedos vídeo humor Bush Comissão de Ética Justiça Marinho Pinto News PSD SNS Solidariedade Social short-selling Ana Sofia Cuba DESIGUALDADES Durão Barroso FMI Fernando Nobre Fidel Castro Free Download Galp Google Buzz Gripe A Internet Iraque Julian Assange Manuel Alegre Mário Crespo Publico Ricardo Rodrigues Tiago Caiado Guerreiro Vaticano Vieira da Silva escutas iPad iPhone rating português AMI Ana Gomes BdP CERN CMVM Chávez DECO Demagogias Felícia Cabrita Google Earth H1N1 Hospital Amadora-Sintra Islandia vulcão Jorge Coelho Jornal de sexta João Cravinho Maddie Microsoft Mirrors OMS Oeiras PEC Pablo Picasso Paulo Rangel Saúde EUA Tablet Vítor Constâncio Zeinal Bava firefox openleaks remuneração de administradores transportes públicos (H1N1) BES Barack Obama Berlusconi Blindness Catarina Furtado Che Chomsky Dawkins Dire Straits Elton Elvis Entre-os-Rios Eric Clapton Esmeralda Euro 2012 FPF Farmville Festival de Veneza Francisco George Gonçalo Amaral Google Sky Greenpeace Gripe Guevara Hugo Chávez Jorge Batista José Penedos José Saramago João Soares Juan Carlos Laura Torrisi Lei do Financiamento Partidário Luís Montenegro MP3 Madeleine McCann Manuela M. Guedes Mapa mundo Maria José Morgado Mario Lino McCann Mercosul Michael Jackson Naide Gomes Nobel da Paz PSP PT/TVI Paul Pfizer Pirelli Portugal Telecom (PT) Potts Presley Radio Nowhere Ramos Horta Richard Rihanna SEDES SOL Segurança Social Setúbal Sporting Star Tracking Sting TIME Teixeira dos Santos The Police UNICEF Viagens Virgil Wikiscanner Yahoo dinossauros discriminações iPod jornal sexta obstetra pobreza infantil raio-x sandes slideshow template ucrania
Counter

Últimos 30 dias

Quintas com Livros

Outros Garatujadores

Público

Powered By Blogger