CarlAn - Garatujar. Com tecnologia do Blogger.
26.3.08

postheadericon Entrevista a Salvador de Mello


> É incrível como uma caricatura com quase um século
se mantém actual
(clique na imagem para ver maior) <


Entrevista a Salvador de Mello
“O país vai pagar caro a viragem à esquerda do Governo”


Presidente da José de Mello Saúde diz que Sócrates cedeu “à falta de rigor”. Decisão de retirar privados dos hospitais é “um retrocesso de décadas”, garante.

«O presidente da José de Mello Saúde perdeu a confiança no Governo. Com o arrastar do processo de lançamento dos concursos para a construção e gestão de novos hospitais públicos geridos pelos grupos privados e com o final anunciado da gestão do Amadora-Sintra pela José de Mello Saúde, Salvador de Mello afirma, em entrevista ao Diário Económico, que “a decisão é um retrocesso de décadas” e revela “uma cedência ao facilitismo e à falta de rigor na Saúde”

"AMADORA-SINTRA CONTINUARÁ A SER UM DOS MELHORES”

Que balanço faz de mais de uma década de actividade do Amadora-Sintra?

«Foi uma inovação e contribuiu para a modernização do sector. O protocolo de Manchester [triagem rápida em função da gravidade], por exemplo, foi introduzido no Amadora-Sintra, que sempre apostou fortemente na qualidade da prestação. Temos uma equipa que leva o projecto para a frente e tem feito um trabalho extraordinário em prol das populações de dois concelhos. A qualidade é excelente, a satisfação dos utentes é boa, mais de 80% dos doentes internados estão satisfeitos com o internamento e o desempenho ao longo dos anos tem sido muito bom, fruto do profissionalismo da equipa, que quero aqui realçar. Tenho a certeza de que o Estado contará com o seu profissionalismo daqui para a frente, porque o projecto também é deles. Continuará a ser um dos melhores hospitais públicos em Portugal.»


Este acto do governo para além de não demonstrar qualquer viragem a esquerda (este governo quer ser progressista e de esquerda), apenas peca pelo tardio.

É que toda a gente já percebeu que a gestão privada da saúde, gestão essa motivada pelo lucro, pela ganância do lucro, é incompatível com a saúde básica dos utentes, é incontornável, não há volta a dar, são coisas incompatíveis.

A saúde básica não pode ser um campo de acção entregue a simples exploração comercial.

E nessa medida o Hospital Amadora-Sintra (Hospital Fernando Fonseca) é disso um bom exemplo.

O Sr. Salvador de Mello quando fala na “qualidade da prestação” num “trabalho extraordinário” ou quando refere que a “qualidade é excelente” deve estar a pensar num outro equipamento Hospitalar qualquer.

Do Hospital Amadora-Sintra não é com toda a certeza, o Sr. está equivocado…

Quem já passou pelas consultas de Urgência do Amadora-Sintra, sabe das graves deficiências do serviço de urgência, da demora para alem de qualquer razoabilidade, na falta de qualidade dos seus técnicos, chegando a haver situações onde o acto medico não se concretiza (já aconteceu comigo), onde as analises de perdem, onde os médicos desaparecem, e os utentes tem alta sem medicamentação, outros depois de muitas horas de espera, optam por dar de “frosques”… outros ainda, já falecerem em plena sala de espera ou a saída da consulta…

Talvez digam, mas isso que falas é o estado previdência ( Welfare State), talvez, talvez seja mais estado “previdente” estado “responsável”, o dinheiro para o privado acaba de sair dos cofres do Estado Português e os utentes mais desfavorecidos são mal servidos, ninguém ganha, excepto os tais “piolhos” que pululam ainda cá pelo burgo.

Os países capitalistas que entregaram de bandeja a saúde pública nas mãos dos caçadores de lucros, deram-se mal, em contrapartida os países do norte da Europa onde está sistematizado o estado previdência têm muito melhores resultados, com fortes ganhos para o utente e melhor serviço publico.

Pela parte que me toca não quero por cá um serviço de saúde á americana…

0 comentários:

FacebooK

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Posts mais vistos

800ISO no Facebook

Troca de Livros no Facebook

garatujar

verbo no Infinitivo pessoal

do It. grattugiare, esfarelar com ralo

v. tr. e int.,
cobrir com garatujas;
fazer garatujas;
rabiscar.
Gerúndio - garatujando

"Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que fez tua rosa tão importante." -- Antoine de St. Exupery (in "O princepezinho")

para pensar...

"...sob certas condições, os capitalistas privados inevitavelmente controlam, directa ou indirectamente, as principais fontes de informação (imprensa, rádio, educação). É então extremamente difícil, e na maior parte dos casos na verdade quase impossível, para o cidadão individual chegar a conclusões objectivas".

Albert Einstein, 1949

________________________________
«Uma revolução pode mudar as instituições, mas em nada alterou o carácter dos homens. Eles continuarão a ser o que eram: perversos e imbecis.»

Carlos da Maia, um dos oficiais da Armada no 5 de Outubro, em carta ao político republicano João Chagas, Junho de 1911
" Estamos perdidos há muito tempo... O país perdeu a inteligência e a consciência moral. Os costumes estão dissolvidos, as consciências em debandada. Os caracteres corrompidos (...) Ninguém crê na honestidade dos homens políticos."
EÇA DE QUEIROZ

Não quero garatujar mais a cidade. A cidade já é diferente com tanto verde-azeitona e tanta varanda caída. Tantas vedações e instruções, tantas palavras de ordem que os cartazes políticos nos recomendam. Nada disso. Nem mais uma ordem, nem mais um só homem a mandar na minha vida.

Todos se van (Diários de Havana), Wendy Guerra 2006



Amorim acusado de evasão fiscal

O Plano Nacional de Barragens

Isaltino pode não cumprir pena

BBC esplica a crise na Europa

"Gosto muito de te ver Coelhinho"

tags

Sócrates Vídeo Face oculta PS PT Wikileaks Cavaco Silva google TVI Facebook Madeira Portugal Rui Pedro Soares divida da republica video YouTube humor Moody's Temporal Saúde banca BPN EDP Funchal Luís Figo Twitter ASAE BCP Bolsa Corrupção Mário Soares Paulo Penedos vídeo humor Bush Comissão de Ética Justiça Marinho Pinto News PSD SNS Solidariedade Social short-selling Ana Sofia Cuba DESIGUALDADES Durão Barroso FMI Fernando Nobre Fidel Castro Free Download Galp Google Buzz Gripe A Internet Iraque Julian Assange Manuel Alegre Mário Crespo Publico Ricardo Rodrigues Tiago Caiado Guerreiro Vaticano Vieira da Silva escutas iPad iPhone rating português AMI Ana Gomes BdP CERN CMVM Chávez DECO Demagogias Felícia Cabrita Google Earth H1N1 Hospital Amadora-Sintra Islandia vulcão Jorge Coelho Jornal de sexta João Cravinho Maddie Microsoft Mirrors OMS Oeiras PEC Pablo Picasso Paulo Rangel Saúde EUA Tablet Vítor Constâncio Zeinal Bava firefox openleaks remuneração de administradores transportes públicos (H1N1) BES Barack Obama Berlusconi Blindness Catarina Furtado Che Chomsky Dawkins Dire Straits Elton Elvis Entre-os-Rios Eric Clapton Esmeralda Euro 2012 FPF Farmville Festival de Veneza Francisco George Gonçalo Amaral Google Sky Greenpeace Gripe Guevara Hugo Chávez Jorge Batista José Penedos José Saramago João Soares Juan Carlos Laura Torrisi Lei do Financiamento Partidário Luís Montenegro MP3 Madeleine McCann Manuela M. Guedes Mapa mundo Maria José Morgado Mario Lino McCann Mercosul Michael Jackson Naide Gomes Nobel da Paz PSP PT/TVI Paul Pfizer Pirelli Portugal Telecom (PT) Potts Presley Radio Nowhere Ramos Horta Richard Rihanna SEDES SOL Segurança Social Setúbal Sporting Star Tracking Sting TIME Teixeira dos Santos The Police UNICEF Viagens Virgil Wikiscanner Yahoo dinossauros discriminações iPod jornal sexta obstetra pobreza infantil raio-x sandes slideshow template ucrania
Counter

Últimos 30 dias

Quintas com Livros

Outros Garatujadores

Público

Powered By Blogger