CarlAn - Garatujar. Com tecnologia do Blogger.
28.5.08

postheadericon O HEDIONDO SORRISO

"Há dias, no Parlamento, assistimos a um episódio repulsivo: ao sorriso escarninho de Sócrates, quando Santana Lopes se referiu ao problema da fome em Portugal. Independentemente do que possamos pensar das duas personagens, concentremo-nos no facto em si.

Sócrates perdeu, em definitivo, o perfil de homem de Estado. Não respondeu, esgueirou-se numa retórica fatigada e fatigante - e sorriu, como se o problema lhe não dissesse respeito, e o Governo não fosse o fundamental instrumento da mediação.

Não subscrevo a grosseria de Santana Lopes quando o apelidou de «socialista de meia-tigela»; mas aceito qualquer outra declaração sobre o facto de que o homem não é socialista nem tem nada a ver com socialismo.

Falta-lhe grandeza, educação social e política, sensibilidade, falta de prospectiva, capacidade de criar uma relativa igualdade entre as pessoas, admissão das razões do outro - transparência sem ambiguidade e clareza sem ambivalência.

A diferença entre a expressão legítima de um socialista e a conduta de quem se diz tal, torna claros os arbítrios sob os quais temos vivido.

E muito nítidos os hediondos sorrisos de Sócrates."


postheadericon Direcção do PS irritada com "aviso" de Soares


Direcção do PS irritada com "aviso" de Soares


Mário Lino falando no Porto, à margem da inauguração de uma nova linha do metro, o ministro das Obras Públicas desafabou: "O PS e o Governo não estão a dormir e à espera que Mário Soares faça um aviso para de repente dar conta do problema."
Logo a seguir tentou suavizar: "Os avisos são importantes porque demonstra que essa sensibilidade é muito forte dentro do PS. É bom que assim seja e o dr. Mário Soares é o exemplo de uma pessoa que sempre esteve atenta a esse tipo de problemas. A sociedade é muito vasta e tem muitos problemas para os quais temos de olhar e dar conta."

Por outras palavras: "Estou de acordo com Mário Soares, que é preciso que, nesta altura, um Governo com as características do PS seja muito sensível às questões da pobreza e àquilo que são as necessidades das pessoas com maiores dificuldades. Isso é absolutamente óbvio."

Depois das declarações de Lino, o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, também ele participando, nos Açores, nas jornadas parlamentares do PS, iniciou a tradicional operação de controlo de danos.

A operação consiste sempre no mesmo: se não o vences, junta-te a ele.

"Mário Soares tem toda a razão. É preciso dar uma atenção especial aos mais desfavorecidos", disse o ministro aos jornalistas. Trata-se, acrescentou, de uma "mensagem convergente com as preocupações do PS".
27.5.08

postheadericon POBREZA E DESIGUALDADES


POBREZA E DESIGUALDADES

Mário Soares (artigo publicado no Diario de Noticias, 27-05-2008)
Não posso dizer que tenha ficado surpreendido com o Relatório da União Europeia (Eurostat) e o trabalho, coordenado pelo Prof. Alfredo Bruto da Costa, do Centro de Estudos para a Intervenção Social (CESIS), intitulado "Um olhar para a pobreza em Portugal", divulgados há dias, que coincidem em alertar para o facto de a "pobreza e as desigualdades sociais se estarem a agravar em Portugal". Surpreendido não fiquei. Mas chocado e entristecido, isso sim, por Portugal aparecer na cauda dos 25 países europeus - a Roménia e a Bulgária ainda não fazem parte da lista - nos índices dos diferentes países, quanto à pobreza e às desigualdades sociais e, sobretudo, quanto à insuficiência das políticas em curso para as combater.

Recentemente, cerca de 20 mil cidadãos portugueses, impulsionados pela Comissão Justiça e Paz, dirigiram à Assembleia da República um apelo aos legisladores para aprovarem uma Lei que considere a pobreza uma violação dos Direitos Humanos. Foi uma manifestação de consciência cívica e de justa preocupação moral - que partilho - quanto à pobreza crescente na sociedade portuguesa.
E acrescento: a revolta quanto às escandalosas desigualdades sociais, que igualmente crescem, fazendo de Portugal, trinta e quatro anos depois da generosa Revolução dos Cravos, o país da União Europeia socialmente mais desigual e injusto, ombreando, à sua escala, naturalmente, com a América de Bush...
Ora, a pobreza e a riqueza (ostensiva e muitas vezes inexplicável) são o verso e o reverso da mesma moeda e o espelho de uma sociedade a caminho de graves convulsões. Atenção, portanto. [...]

Depois de duas décadas de neoliberalismo, puro e duro - tão do agrado de tantos que se dizem socialistas, como desgraçadamente Blair - uma boa parte da Esquerda dita moderada e europeia parece não ter ainda compreendido que o neoliberalismo está esgotado e prestes a ser enterrado, na própria América, após as próximas eleições presidenciais. A globalização tem de ser, aliás, seriamente regulada, bem como o mercado, que deve passar a respeitar regras éticas, sociais e ambientais.

Em Portugal, permito-me sugerir ao PS - e aos seus responsáveis - que têm de fazer uma reflexão profunda sobre as questões que hoje nos afligem mais: a pobreza; as desigualdades sociais; o descontentamento das classes médias; e as questões prioritárias, com elas relacionadas, como: a saúde, a educação, o desemprego, a previdência social, o trabalho.

[ver artigo na totalidade]



25.5.08

postheadericon Sócrates é «socialista a fingir»


Santana explica por que Sócrates é «socialista a fingir»

Encerrar maternidades, urgências e carregar nos impostos são medidas não sociais, diz




O candidato à liderança do PSD, Pedro Santana Lopes, comentou este domingo a polémica provocada por ter chamado ao primeiro-ministro «socialista de meia-tijela».
Santana Lopes referiu que, segundo a educação que recebeu, essa expressão «não é ofensiva para ninguém», mas, ironicamente, manifestou-se disposto a substituí-la por «socialista a fingir», «socialista de ficção» ou «tudo menos socialista».


«Se não gostam da expressão socialista de meia-tijela, escolham a que quiserem», acrescentou, manifestando-se perplexo por o PS se ter insurgido não contra a substância da crítica, mas apenas com o termo.

Por que é «socialista de ficção» «Um socialista não faz o que fez com as maternidades, com os centros de saúde, com as urgências, com o carregar nos impostos», criticou Santana Lopes. O candidato falou ainda nas promessas, não cumpridas, de criação de 150 mil novos postos de trabalho e de não introdução de portagens nas auto-estradas sem custos para o utilizador (SCUT).
ver notícia


23.5.08

postheadericon Eleição do “mais belo traseiro” do mundo


Eleição do “mais belo traseiro” do mundo...promovido pela sloggi...

veja o site aqui
Portugal tb esteve representada com esta bunda...

22.5.08

postheadericon País vítima de "fiscojacking"


Combustíveis: País vítima de fiscojacking


O líder do CDS-PP, Paulo Portas, criticou hoje a falta de iniciativa do primeiro-ministro perante a alta de preços resultante da crise dos combustíveis e considerou que o país está a ser vítima de «fiscojacking».
Portas, que hoje visitou um lar de idosos, em São Domingos de Benfica, acusou José Sócrates de ter sido «pouco firme com as companhias» petrolíferas, e de estar «a ser pouco justo com os contribuintes».

«Foi pouco firme com as companhias porque sendo evidente que há concertação de preços - a aumentarem à mesma hora, no mesmo dia, no mesmo valor -, o primeiro-ministro »só acordou ao decimo-quinto aumento«, disse o presidente do PP.

»Eu disse ao primeiro-ministro que pedisse uma investigação dos preços à Autoridade da Concorrência, há quase três meses«, afirmou Portas, acrescentando: »Ele esperou até Maio para o fazer. Se tivesse seguido os meus conselhos já teria o resultado dessa investigação«.

Portas sublinhou que o Estado cobra, em 2008, mais 400 milhões de euros em Imposto Sobre Combustiveis (ISP) do que em 2003. A alta dos preços »é devastadora para as pequenas e médias empresas, consome o poder de compra da classe média, prejudica os mais desfavorecidos e arrefece ainda mais a economia«, afirmou, acusando Sócrates de, perante esta »crise«, se recusar a mexer na carga fiscal e tentar »desculpar-se«.

Segundo Portas, a alta de preços está a tornar-se insuportável, sendo necessário que »o primeiro-ministro actue com flexibilidade«.
Nós já temos "carjacking" [roubo violento de automóveis], não precisamos de "fiscojacking", que é aquilo que está a acontecer todos os dias, afirmou.

Diário Digital / Lusa 22-05-2008

postheadericon Foto, sem comentário

XXL.jpg
21.5.08

postheadericon PRÉDIO SETÚBAL



Governadora Civil pede acordo rápido entre seguradoras

A Governadora Civil de Setúbal quer que as seguradoras se entendam para que os moradores do prédio de Setúbal onde houve uma explosão possam voltar a casa.
Eurídice Pereira perguntou onde está a rapidez das seguradoras na hora do retorno.

Eurídice Pereira criticou ainda a ineficácia das seguradoras a resolverem esta questão, uma situação que a Governadora Civil de Setúbal entende que ate prejudica as próprias seguradoras.

«Há eficácia quando se consegue vender um produto. São rápidos, céleres, tudo decorre e os papéis aparecem logo no minuto seguinte. Porque essa eficácia toda na altura do retorno não surge?», questionou-se.

O problema que os moradores enfrentam agora é que os contratos de privação, que prevêem o pagamento por parte das seguradoras de casas de substituição durante seis meses, terminam esta quarta-feira.

«As pessoas deverão ter de suportar efectivamente os custos das duas habitações porque os bancos não deixaram de cobrar e executar as mensalidades em relação aos empréstimos e as pessoas vão ter de fazer um esforço financeiro acrescido para pagar as suas casas»
---

Mas não haverá quem ponha a mão nestes “senhores” das seguradoras?

Não é a actividade dos seguros uma actividade económica?

Não existe regras e leis que os obriguem a cumprir prazos justos?

São céleres a receber, porque não o serão a pagar?

Ou estes “senhores” são intocáveis?




20.5.08

postheadericon Sócrates e o cigarro voador...



BE quer saber se Sócrates e outros passageiros incluindo o ministro da Economia, Manuel Pinho
vão ser multados por terem fumado em avião
O Bloco de Esquerda (BE) questionou hoje o Governo para saber se a Direcção-Geral de Saúde (DGS) vai abrir algum processo por José Sócrates e outros passageiros terem fumado num voo fretado da TAP para a Venezuela

Numa pergunta escrita ao Ministério da Saúde, o deputado João Semedo quer saber se a DGS, como entidade que zela pelo cumprimento da lei do tabaco vai ou não pedir "a instrução de algum processo de contra-ordenação" relativo ao que se passou no voo que transportou a comitiva governamental para a Venezuela, a 11 de Maio.

A lei do tabaco, em vigor desde o início do ano, prevê uma coima de 750 euros.


No segundo dia da visita, José Sócrates pediu desculpas caso se verifique que violou a lei e prometeu que iria deixar de fumar.
"Estava convencido que não estava a violar nenhuma lei nem nenhum regulamento. Infelizmente há essa polémica em Portugal e eu quero lamentar essa polémica. Se por algum motivo violei algum regulamento, alguma lei, lamento e peço desculpa, não voltará acontecer", [...]

«Quero fazer-vos uma declaração sobre o facto de ter fumado no avião. De facto fumei, com o ministro da Economia [Manuel Pinho] enquanto conversávamos, mas no convencimento de que se podia fumar, porque assim sempre aconteceu nas outras viagens anteriores», declarou José Sócrates.

* Fico serenamente a aguardar a resposta da Direcção-Geral de Saúde (DGS)!

postheadericon escandalosa actuação da ASAE nas IPSS



TSD consideram escandalosa actuação da ASAE nas IPSS
O presidente dos Trabalhadores Sociais Democratas (TSD) considerou hoje um "escândalo" que as instituições de solidariedade tenham sido obrigadas a deitar comida fora devido às regras de higiene impostas pela ASAE, que defende estar a ultrapassar os limites

"O caso das Instituições Particulares de Solidariedade Social é um escandâlo. Pode ser uma coincidência, mas é no mínimo estranho que no momento em que as IPSS levantam a voz contra a insensibilidade e a falta de apoio do Estado ao seu meritório papel no domínio dos ATL, surja uma investida destas da ASAE [Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica]", disse à agência Lusa, Arménio Santos.

As declarações do presidente dos TSD surgem um dia depois de uma notícia publicada sábado no Jornal Público que contava que as instituições de solidariedade têm sido obrigadas no âmbito de inspecções a deitar comida fora por causa de regras de higiene impostas pela ASAE. Segundo o jornal, a ASAE está a aplicar com rigor os regulamentos e a exigir que as cozinhas destas instituições tenham os mesmos requisitos de um restaurante, a proibir que aceitem alimentos dados pelas populações e a deitar fora toda a comida congelada em arcas normais.

postheadericon Mais um "mimo" da ASAE

IPSS querem reunião urgente com ASAE O pedido surge depois da ASAE ter exigido que as cozinhas de muitas instituições tenham os mesmos requisitos das dos restaurantes. As instituições de solidariedade social estão ainda proibidas de aceitar alimentos dados pelas populações e obrigadas a deitar fora toda a comida congelada em arcas normais.

FacebooK

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Posts mais vistos

800ISO no Facebook

Troca de Livros no Facebook

garatujar

verbo no Infinitivo pessoal

do It. grattugiare, esfarelar com ralo

v. tr. e int.,
cobrir com garatujas;
fazer garatujas;
rabiscar.
Gerúndio - garatujando

"Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que fez tua rosa tão importante." -- Antoine de St. Exupery (in "O princepezinho")

para pensar...

"...sob certas condições, os capitalistas privados inevitavelmente controlam, directa ou indirectamente, as principais fontes de informação (imprensa, rádio, educação). É então extremamente difícil, e na maior parte dos casos na verdade quase impossível, para o cidadão individual chegar a conclusões objectivas".

Albert Einstein, 1949

________________________________
«Uma revolução pode mudar as instituições, mas em nada alterou o carácter dos homens. Eles continuarão a ser o que eram: perversos e imbecis.»

Carlos da Maia, um dos oficiais da Armada no 5 de Outubro, em carta ao político republicano João Chagas, Junho de 1911
" Estamos perdidos há muito tempo... O país perdeu a inteligência e a consciência moral. Os costumes estão dissolvidos, as consciências em debandada. Os caracteres corrompidos (...) Ninguém crê na honestidade dos homens políticos."
EÇA DE QUEIROZ

Não quero garatujar mais a cidade. A cidade já é diferente com tanto verde-azeitona e tanta varanda caída. Tantas vedações e instruções, tantas palavras de ordem que os cartazes políticos nos recomendam. Nada disso. Nem mais uma ordem, nem mais um só homem a mandar na minha vida.

Todos se van (Diários de Havana), Wendy Guerra 2006



Amorim acusado de evasão fiscal

O Plano Nacional de Barragens

Isaltino pode não cumprir pena

BBC esplica a crise na Europa

"Gosto muito de te ver Coelhinho"

tags

Sócrates Vídeo Face oculta PS PT Wikileaks Cavaco Silva google TVI Facebook Madeira Portugal Rui Pedro Soares divida da republica video YouTube humor Moody's Temporal Saúde banca BPN EDP Funchal Luís Figo Twitter ASAE BCP Bolsa Corrupção Mário Soares Paulo Penedos vídeo humor Bush Comissão de Ética Justiça Marinho Pinto News PSD SNS Solidariedade Social short-selling Ana Sofia Cuba DESIGUALDADES Durão Barroso FMI Fernando Nobre Fidel Castro Free Download Galp Google Buzz Gripe A Internet Iraque Julian Assange Manuel Alegre Mário Crespo Publico Ricardo Rodrigues Tiago Caiado Guerreiro Vaticano Vieira da Silva escutas iPad iPhone rating português AMI Ana Gomes BdP CERN CMVM Chávez DECO Demagogias Felícia Cabrita Google Earth H1N1 Hospital Amadora-Sintra Islandia vulcão Jorge Coelho Jornal de sexta João Cravinho Maddie Microsoft Mirrors OMS Oeiras PEC Pablo Picasso Paulo Rangel Saúde EUA Tablet Vítor Constâncio Zeinal Bava firefox openleaks remuneração de administradores transportes públicos (H1N1) BES Barack Obama Berlusconi Blindness Catarina Furtado Che Chomsky Dawkins Dire Straits Elton Elvis Entre-os-Rios Eric Clapton Esmeralda Euro 2012 FPF Farmville Festival de Veneza Francisco George Gonçalo Amaral Google Sky Greenpeace Gripe Guevara Hugo Chávez Jorge Batista José Penedos José Saramago João Soares Juan Carlos Laura Torrisi Lei do Financiamento Partidário Luís Montenegro MP3 Madeleine McCann Manuela M. Guedes Mapa mundo Maria José Morgado Mario Lino McCann Mercosul Michael Jackson Naide Gomes Nobel da Paz PSP PT/TVI Paul Pfizer Pirelli Portugal Telecom (PT) Potts Presley Radio Nowhere Ramos Horta Richard Rihanna SEDES SOL Segurança Social Setúbal Sporting Star Tracking Sting TIME Teixeira dos Santos The Police UNICEF Viagens Virgil Wikiscanner Yahoo dinossauros discriminações iPod jornal sexta obstetra pobreza infantil raio-x sandes slideshow template ucrania
Counter

Últimos 30 dias

Quintas com Livros

Outros Garatujadores

Público

Powered By Blogger