CarlAn - Garatujar. Com tecnologia do Blogger.
24.8.07

postheadericon Começo pelas viagens...

Parece que tenho mesmo de começar por aqui, pelas viagens...

Devo confessar antes de mais que não sou uma adepta do "Vá para fora cá dentro" ou se quisermos das "Viagens na minha Terra", passo a expressão. Nada contra o brilhante Almeida Garrett, muito menos contra o nosso pequeno cantinho, à beira-mar plantado que tanto de bom tem para nos oferecer. Portugal é, sem sombra de dúvida, um país encantador, com cantos e recantos de norte a sul e, de este a oeste, que vale a pena visitar, conhecer, explorar. Não ficamos à quem de outros países, no que toca a costumes, tradições e preciosismos e há que reconhecer que viajar pelo nosso país é sempre uma experiência extraordinária.
Contudo, fora do nosso canto há uma imensidão de culturas, de paisagens e de gentes a conhecer e é sobre essas que tenho o prazer de escrever.
Porque foi a minha última viagem, porque me encantou para além do que imaginava possível, e obviamente, porque está fresquinho na memória é sobre Cuba que escrevo hoje.
Por onde começar é a dúvida que permanece. Por variadíssimas razões, Cuba permitir-me-ia escrever um livro de memórias, repleto de histórias, de imagens e, acima de tudo, de pensamentos e sentires que nos preenchem enquanto lá estamos e que deixam um vazio de saudade e de desejo de voltar quando regressamos.
Mais uma confissão: não fiz a minha viagem de sonho a Cuba, estive em La Habana apenas um dia, os restantes em Varadero, com passeios maravilhosos pelo meio. É certo que foi uma viagem em família, com o intuito de descansar e "recarregar baterias" e assim sendo em nada me arrependo. Contudo, sinto que foi um aperitivo... como quem vai a um belíssimo restaurante e fica pelas entradas. É assim que cultivo não apenas as recordações, mas ainda mais o desejo de regressar, se possível em breve, e certamente por um período que me permita conhecer mais ainda de um país que, pelas melhores e pelas piores razões tem deixado marcas importantíssimas na História do Mundo.
Como continuo sem descortinar por onde começar e porque depois do "ultimato" feito pelo CarlAn não podia deixar de postar algo, aqui fica:




Vivo con ese espíritu anárquico que me hace soñar horizontes
(Carta a Tita Infante, aproximadamente Outubro de 1956)




"... hace tiempo, unos muchachos cubanos, revolucionarios, me invitaron a que ayudara al movimiento con mis conocimientos médicos y yo acepté (...). Fui a un rancho en las montañas a dirigir entrenamiento físico, vacunar las huestes, etc., pero me puse tan salado (cubanería) que la policía arreó con todos, y como yo estaba checo (mexicanada) en mis papeles me comí 2 meses de cárcel, amén de que me robaron la maquina de escribir, entre otras naderías (...). Despues cometió gobernación el grave error de creer en mi palabra de caballero y me pusieron en libertad para que abandonara el país en 10 días. De esto hace 3 meses y todavía estoy por aquí, aunque escondido y sin horizonte en México. Solo espero ver qué pasa con la revolución; si sale bien, voy para Cuba, si sale mal empezaré a buscar país adonde sentar mis reales. Este año puede dar un vuelco en mi vida, aunque ya di tantos que no me asombra ni me conmueve mucho (...)."
Cmdte. Ernesto "Che" Guevara.
De tudo o que se fala sobre Cuba, Che Guevara impõe-se enquanto mito, herói, ícone, ídolo ou qualquer outra definição... em Cuba a sua imagem, as suas palavras estão por todo o lado. Em Cuba sente-se, respira-se, o espírito de Che... mais do que símbolo de uma revolução, é símbolo de um ideal. Não há muito que possa escrever sobre ele, nem aspiro a tal, pois tanto já se escreveu e por muito bons escritores... mas nunca ninguém definirá melhor o Comandante Che Guevara do que ele próprio. À Sra. María Rosario Guevara, residente em Maarif (Marrocos), Che escreveu em 1964:
"No creo que seamos parientes muy cercanos, pero si Ud. es capaz de temblar de indignación cada vez que se comete una injusticia en el mundo, somos compañeros, que és más importante."
Hasta la Vitória, Siempre



23.8.07

postheadericon Google estelar


A Google lançou hoje (23/08/07) o Google Sky, um telescópio virtual, para que cada utilizador possa ser um astrónomo


O Sky irá permitir que os utilizadores vejam mais de 100 milhões de estrelas individuais e 200 milhões de galáxias.

(vista parcial da baía do Funchal a partir do Google Earth)

O Google Earth já permitia ver qualquer zona do globo, em variadíssimos sítios ao nível da rua, agora vamos poder ver as estrelas e corpos celestes, no conforto do PC...bem pensado.

Disponível em português, o software tem ainda mapeados os corpos celestes e acompanha cada imagem de dados enciclopédicos que permitem ao menos informado dos viajantes espaciais uma compreensão básica do que está a ver. "Estamos entusiasmados por oferecer aos utilizadores imagens astrais ricas e conteúdo denso que permita às pessoas uma aprendizagem do que estão a ver", declarou, em comunicado, Lior Ron, gestor de produto do Google.

[ver noticia]

Para ter acesso a esta nova ferramenta descarregue a versão mais recente do Google Earth, em www.earth.google.com


[google sky]


20.8.07

postheadericon A síndroma da avestruz…



Ou Sir Elton John não gosta da rede…

ele pediu para ela ser “encerrada” durante cinco anos.

"A Internet fez com que as pessoas deixem de se comunicar e se encontrar e evitou que coisas fossem criadas. Em vez disso, (os artistas) se sentam em suas casas e criam seus próprios discos, que algumas vezes são bons, mas que não têm uma visão artística a longo prazo", afirmou.

"Estamos falando de coisas que vão mudar o mundo e a forma como as pessoas escutam música e isso não vai ocorrer enquanto continuarem aumentando os blogs na Internet".

O cantor de 60 anos admitiu que é um tecnófobo e que muitas vezes se sente "atrás dos tempos modernos".

"Não tenho telefone celular, nem iPod ou nada parecido. Quando tenho que compor música, simplesmente me sento em frente ao piano", afirmou.


O último disco de Elton John, "The Captain & The Kid", vendeu apenas 100 mil cópias e o músico culpou os downloads pela forte queda de vendas.

[ver noticia - folhaonline]

[ver noticia – açores.net]


Se esta entrevista fosse de um comediante ou de um humorista, teria muita graça.

O excêntrico cantor conseguiu exceder-se, no mínimo é hilariante. Sem net neste momento o mundo parava.

Mas é sintomático. A indústria discográfica não tem acompanhado os “tempos”, tal como Sir Elton. Perceberam tardiamente que o futuro da indústria, passa exactamente pela Internet.

A indústria da música começou na época dos gramofones, depois vinil, CD’s e DVD’s, já vai nas pen’s e Ipod’s, onde irá acabar?



Num outro suporte qualquer que nos dê mais jeito de transportar e gerir. Mas com certeza que o futuro da indústria da música passa pela net. Passa por um qualquer sistema de compra de “faixas avulso” (proprietários de um iPod já o fazem a cerca de 0.90€/faixa), no lugar de venderem muitos CDs vão vender muitas músicas avulso, e o cliente final compõe o seu CD como quer.



Quer descarregar algumas músicas, vá aqui as primeiras 25 são grátis [link]



Muitas das grandes editoras discográficas já perceberam que o futuro da música passa pela net, e não é fazendo guerra a net que lá vão…


O LimeWire é um exemplo disso, programa P2P em BitTorrent, está em negociações com várias editoras de maneira que possa legalmente distribuir musica aos seus aderentes (mais de 5 milhões on-line em simultâneo) ou em loja on-line.

[ver noticia]

[ver noticia]

[ver noticia]




Entendi porque o Sr. Sir Elton é tecnófobo e não gosta do Ipod…




Não vale a pena Sir Elton esconder a cabeça na areia, os tempos não param nem esperam por ele, felizmente.








garatujar

17.8.07

postheadericon Wikiscanner


Site desmascara alterações na Wikipédia
16.08.2007 - 11h08 PUBLICO.PT

Toda a gente fala das personalidades e empresas que "corrigem" as páginas que lhes são dedicadas na enciclopédia on-line Wikipedia. Mas agora há um site que se dedica a expor os casos detectados: o Wikiscanner (http://virgil.gr/31.html), desenvolvido por um estudante do Instituto de Tecnologia da Califórnia.

Virgil Griffith desenvolveu um programa informático que permite identificar os computadores onde são feitas as alterações aos artigos da wikipedia, uma enciclopédia que funciona através das colaborações de editores voluntários. Dessa forma, diz o jornal britânico "The Times", Griffith apanhou grandes empresas como o Wal-Mart, o maior grupo de supermercados do mundo, a multinacional farmacêutica Astra Zeneca, o Partido Trabalhista britânico, a CIA e o Vaticano.

Detectou por exemplo que alguém da empresa Dow Chemical apagou uma passagem sobre o acidente de Bhopal, na índia, em 1984, quando foi libertado um gás venenoso de uma fábrica da Union Carbide (agora propriedade da Dow).


Pirata informático descobre quem altera conteúdos

Virgil Griffith tem apenas 24 anos, mas já é uma celebridade entre os piratas informáticos (hackers) dos EUA há, pelo menos, quatro anos. Nessa altura foi processado por ter entrado nos ficheiros da Blackboard, roubando-lhes alguns segredos.
Este programa informático (Wikipedia Scanner) permite detectar, de uma forma elaborada e sistemática, quais foram os computadores utilizados para editar ou alterar os textos disponíveis naquela enciclopédia online.
Cruzando as informações e os dados provenientes do banco de dados de IP (Internet Protocol) com o histórico das alterações introduzidas nas páginas da Wikipedia, o programa de Griffith permitiu detectar ainda outras modificações, criadas a partir de computados instalados na sede da CIA, do Partido Democrático dos EUA e de até de multinacionais. Foi com este programa que se descobriu que alguém instalado num computador da Cidade do Vaticano tinha apagado um registo menos abonatório para o perfil do católico independentista irlandês Gerry Adams, que lidera o Sinn Féin e integrou as fileiras do IRA.

[ver noticia]

Governo mudou perfil 'online' de Sócrates

A biografia de José Sócrates na Wikipedia - uma enciclopédia online em que as entradas são manipuláveis pelos internautas - foi alterada a partir do próprio Governo. O facto foi ontem avançado pelo blogue Zero de Conduta, no qual participa um assessor de imprensa do Bloco de Esquerda.

A descoberta baseou-se num instrumento recentemente surgido na Web, o Wikiscanner (http/wikiscanner. virgil.gr/). Trata-se de um site através do qual se podem localizar os IP (números dos servidores) dos computadores a partir dos quais são feitas as alterações das entradas na Wikipedia (cuja versão em português é consultável em http/pt.wikipedia.org/).

[ver noticia]

Link para o Virgil Virgil

ou utilize você mesmo este programa (Wikiscanner) clique aqui


ver as alterações introduzidas pelo Vaticano a respeito de Gerry Adams

clique aqui

ver todas as alterações feitas na Wikipedia a respeito de Gerry Adams

clique aqui

Alterações na Wikipedia feitas pela CIA

clique aqui


ver as alterações feitas Wikipedia a respeito de José Sócrates

clique aqui

ver a biografia de José Sócrates na Wikipedia clique aqui



postheadericon Elvis Presley - o KING


Elvis Presley faleceu há 30 anos.

Foi há exactamente três décadas que Elvis Presley faleceu.

O Rei do Rock morreu em 1977, tinha então 42 anos.

Elvis é, ainda hoje, um dos maiores ícones da cultura popular mundial de todo o século XX.

É o Elvis ainda hoje que lidera a venda de discos com 2 biliões de cópias vendidas em todo mundo, bem como o detentor do maior número de canções nas tabelas mundiais.

Para alem da sua carreira discográfica, fez ainda 31 filmes e 2 decomentários.





ouvir uma musica do elvis (clique aqui)


Ainda
há quem acredite que o rei está vivo... mas ele está mesmo vivo, na nossa memoria, na nossa recordação e nos nossos CD's.

O Rei é imortal!!!

http://www.elviswanted.com/

Aqui fica a homenagem do garatujar



15.8.07

postheadericon Paul Potts em Britain's got Talent

Britain's got talent - final Paul Potts singing - Nesun Dorma at Margam Park Official Website: www.paulpottsuk.com/ Esta é uma história fantástica de querer e de força de vontade. Um vendedor de telemóveis do sul de Gales, 36 anos, sem grande auto-estima, vai a um programa "caça" talentos, e ganha. Dono de uma voz incrível, tão bom quanto Andrea Bocelli, sem conservatórios, aulas ou anos de carreira, este rapaz do sul de Gales já foi TOP 1 no país de sua majestade, cantou e encantou os ingleses e não só... A algo nesta voz que emociona, fascina e seduz. É sem qualquer duvida um dom natural. Eu estou completamente fã, e já consegui o CD, que por cá ainda não foi editado.

postheadericon "Desleixo e incúria" em Mirandela ou a saude que queremos por cá...












Apetece-me perguntar, palavras para quê?
É a saúde que temos e o país que queremos.
Se não o queremos assim, pelo menos assim parece!!!

"Desleixo e incúria"Obstetra do Hospital de Mirandela suspensa por três meses
A Inspecção-geral das Actividades de Saúde condenou uma obstetra do Hospital de Mirandela a três meses de suspensão por "desleixo e incúria" na assistência tardia a um parto. O caso foi denunciado há quatro anos pelos pais da criança que nasceu com uma grave paralisia cerebral. O Ministério Público tinha decidido arquivar o processo criminal.
A médica Olímpia Trigo é chefe do serviço de obstetrícia e ginecologia do hospital de Mirandela. De acordo com fonte do Centro Hospitalar do Nordeste, responsável por aquela unidade de saúde, a decisão é da Inspecção-Geral das Actividades em Saúde (IGAS) e tem efeitos imediatos
A 11 de Fevereiro de 2003, um bebé nasceu com paralisia cerebral e uma incapacidade de 95 por cento na maternidade de Mirandela. Os pais tinham apresentado queixa em Tribunal, mas o Ministério Público decidiu arquivar o processo por falta de provas.
Com esta decisão da IGAS, a família vai pedir a reabertura do processo judicial, em Setembro depois das férias judiciais.

Publicação: 08-08-2007 13:25 SIC online

A médica recorre e não cumpre a pena, lindo...

Uma vida vale três meses de suspensão, coisa pouca.
Uma vida futura e a sua qualidade valem umas centenas de €, barata a coisa.

Verdade seja dita, que 3 meses, 1 ano, 5 anos, repreensão escrita, multa, suspensão, inactividade ou aposentação compulsiva, é completamente indiferente. A vida desta criança de 4 anos e meio está comprometida na sua qualidade e de forma irreversível.


Então aqui o que importaria não seria o menor dano para o sujeito já por si lesado?
O que importaria aqui não seria minimizar os danos?
O que importaria depois do "mal feito" , não seria proporcionar ao jovem o que de melhor lhe podêssemos oferecer?

Pelos vistos não foi esse o entendimento da Inspecção Geral das Actividades de Saúde, que se limitou a penalizar a obstetra com 3 meses.

O resto, o tal "minimizar dos danos", fica para segundas núpcias...

Vivemos num país inconsequente e incoerente.

conferir a noticia

FacebooK

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Posts mais vistos

800ISO no Facebook

Troca de Livros no Facebook

garatujar

verbo no Infinitivo pessoal

do It. grattugiare, esfarelar com ralo

v. tr. e int.,
cobrir com garatujas;
fazer garatujas;
rabiscar.
Gerúndio - garatujando

"Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que fez tua rosa tão importante." -- Antoine de St. Exupery (in "O princepezinho")

para pensar...

"...sob certas condições, os capitalistas privados inevitavelmente controlam, directa ou indirectamente, as principais fontes de informação (imprensa, rádio, educação). É então extremamente difícil, e na maior parte dos casos na verdade quase impossível, para o cidadão individual chegar a conclusões objectivas".

Albert Einstein, 1949

________________________________
«Uma revolução pode mudar as instituições, mas em nada alterou o carácter dos homens. Eles continuarão a ser o que eram: perversos e imbecis.»

Carlos da Maia, um dos oficiais da Armada no 5 de Outubro, em carta ao político republicano João Chagas, Junho de 1911
" Estamos perdidos há muito tempo... O país perdeu a inteligência e a consciência moral. Os costumes estão dissolvidos, as consciências em debandada. Os caracteres corrompidos (...) Ninguém crê na honestidade dos homens políticos."
EÇA DE QUEIROZ

Não quero garatujar mais a cidade. A cidade já é diferente com tanto verde-azeitona e tanta varanda caída. Tantas vedações e instruções, tantas palavras de ordem que os cartazes políticos nos recomendam. Nada disso. Nem mais uma ordem, nem mais um só homem a mandar na minha vida.

Todos se van (Diários de Havana), Wendy Guerra 2006



Amorim acusado de evasão fiscal

O Plano Nacional de Barragens

Isaltino pode não cumprir pena

BBC esplica a crise na Europa

"Gosto muito de te ver Coelhinho"

tags

Sócrates Vídeo Face oculta PS PT Wikileaks Cavaco Silva google TVI Facebook Madeira Portugal Rui Pedro Soares divida da republica video YouTube humor Moody's Temporal Saúde banca BPN EDP Funchal Luís Figo Twitter ASAE BCP Bolsa Corrupção Mário Soares Paulo Penedos vídeo humor Bush Comissão de Ética Justiça Marinho Pinto News PSD SNS Solidariedade Social short-selling Ana Sofia Cuba DESIGUALDADES Durão Barroso FMI Fernando Nobre Fidel Castro Free Download Galp Google Buzz Gripe A Internet Iraque Julian Assange Manuel Alegre Mário Crespo Publico Ricardo Rodrigues Tiago Caiado Guerreiro Vaticano Vieira da Silva escutas iPad iPhone rating português AMI Ana Gomes BdP CERN CMVM Chávez DECO Demagogias Felícia Cabrita Google Earth H1N1 Hospital Amadora-Sintra Islandia vulcão Jorge Coelho Jornal de sexta João Cravinho Maddie Microsoft Mirrors OMS Oeiras PEC Pablo Picasso Paulo Rangel Saúde EUA Tablet Vítor Constâncio Zeinal Bava firefox openleaks remuneração de administradores transportes públicos (H1N1) BES Barack Obama Berlusconi Blindness Catarina Furtado Che Chomsky Dawkins Dire Straits Elton Elvis Entre-os-Rios Eric Clapton Esmeralda Euro 2012 FPF Farmville Festival de Veneza Francisco George Gonçalo Amaral Google Sky Greenpeace Gripe Guevara Hugo Chávez Jorge Batista José Penedos José Saramago João Soares Juan Carlos Laura Torrisi Lei do Financiamento Partidário Luís Montenegro MP3 Madeleine McCann Manuela M. Guedes Mapa mundo Maria José Morgado Mario Lino McCann Mercosul Michael Jackson Naide Gomes Nobel da Paz PSP PT/TVI Paul Pfizer Pirelli Portugal Telecom (PT) Potts Presley Radio Nowhere Ramos Horta Richard Rihanna SEDES SOL Segurança Social Setúbal Sporting Star Tracking Sting TIME Teixeira dos Santos The Police UNICEF Viagens Virgil Wikiscanner Yahoo dinossauros discriminações iPod jornal sexta obstetra pobreza infantil raio-x sandes slideshow template ucrania
Counter

Últimos 30 dias

Quintas com Livros

Outros Garatujadores

Público

Powered By Blogger